sábado, 12 de abril de 2008

Conheça a escola

FICHA TÉCNICA
Grêmio Recreativo Escola de Samba Virtual IMPÉRIO DO VALE
Cores: Azul e Branco
Cidade-Sede: Vitória/ES
Símbolo: Coroa
Presidente: Lucas Monteiro
Intérprete: a definir
Carnavalesco:
Sane Malagutti


HISTÓRIA:
A G.R.E.S.V. IMPÉRIO DO VALE foi fundada em 09/03/2003, adotando como símbolo a coroa imperial e as cores azul e branco. Em seu nome, a agremiação homenageia o Vale que cerca o principal rio que corta o Estado do Espírito Santo: o Vale do Rio Doce.

Mais do que um simples passatempo, a escola representa a esperança de seus jovens idealizadores em um dia poder ter seu trabalho incorporado a uma escola de samba dita “real”, onde os desenhos ganhariam vida e a emoção de cada samba se alastraria a todos os espectadores. E essa esperança começou a se tornar realidade, uma vez que todos os membros que passaram pela escola virtual foram convidados por escolas reais para desenvolver seu trabalho.

Filiada à LIESV, a escola obteve, em seu primeiro desfile a consagração do vice-campeonato com um enredo que demonstrava toda a luta do povo brasileiro em se libertar das mais diferentes formas de censura existentes. O desfile foi todo desenvolvido a 6 mãos (Braulio Malheiro, Cristina Lammas e Lucas Monteiro) responsáveis por cada um dos desenhos. E é isso que busca a Império do Vale, liberar a criatividade e emoção de seus componentes, admiradores e de todos que acompanham nossos
passos. "Não pretendemos ser o primeiro, mas estar entre eles fazendo um belo trabalho".

No segundo ano a escola mudou de carnavalesco, Braulio Malheiros deu lugar à Sane Malaguti, que trouxe um estilo diferenciado, transformando as fantasias em verdadeiras alas, as alegorias ganharam efeito de luz e aprimoramento dos traços através de programas de computador. O samba de Arthur Macedo emocionou ao homenagear os nordestinos no enredo "O vôo da asa da branca".

O carnaval de 2005 foi marcado pelo equilíbrio entre as agremiações. A Império do Vale continuou inovando e fez uma verdadeira viagem de trem entre os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O desfile arrancou aplausos de todos, mas os pequenos erros na concepção do desfile levaram a escola ao 5ºlugar.

As profecias já cumpridas ou não embalaram o carnaval de 2007 de nossa escola. O maior e mais complexo desfile já realizado pela Império do Vale causou impacto do início ao fim. Formas diferenciadas,
cores fortes, história - mitologia - utopia, tudo isso misturado ao carnaval virtual deu um ânimo maior aos nossos componentes.

Em 2007, nossa coroa voltou a brilhar no topo da tela da Liesv. Fizemos uma merecida homenagem ao compositor Braguinha, que completou 100 anos e foi ceifado da vida meses antes de nosso desfile. Para a apresentação resolvemos arriscar mais uma vez e fazer fantasias e alegorias que se assemelhassem àquelas utilizadas no carnaval das décadas de 60 e 70, quando nosso homenageado compôs seus principais sucessos. O desfile foi leve e solto, todos se divertiram com a escola e o resultado comprovou isso. A Império do Vale liderou a apuração de ponta a ponta, mas, na última nota do último quesito, por meio ponto, perdeu o título para a co-irmã Imperatriz Paulista e terminou empatada com a co-irmã Altaneiros do Samba.

No pós-carnaval alguns percausos atrapalharam o prosseguimento dos trabalhos rumo ao carnaval 2008. Doenças, cirurgias e perdas de entes queridos ocasionaram dor e sofrimento aos responsáveis pela agremiação que não conseguiram
cumprir os prazos para entrega de material e por este motivo a escola (apesar de ter sido vice-campeã no Grupo Especial) foi rebaixada para o Grupo de Acesso, onde apresentará o enredo "Entre histórias, honras e glórias rumo à Vitória".

0 comentários: